top of page
toc compulsão psicologia  Conheça alguns tipos de compulsão

Conheça alguns tipos de compulsão

Por Marcy Harrouche

Compulsões ou rituais compulsivos ou simplesmente rituais são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente compelida a executar para diminuir ou eliminar a ansiedade ou o desconforto associado às obsessões ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente (DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

As compulsões correspondem a hábitos específicos que se perpetuam apesar de terem um caráter frequentemente inconveniente ou mesmo nocivo. São exemplos de compulsões o ato de roer as unhas, os variados tipos de automutilação, como por exemplo, se ferir com as próprias unhas, assim como os transtornos obsessivos compulsivos (TOC).

Os rituais repetitivos do portador de TOC aliviam uma ansiedade que só se esvai por esse meio. A compulsão por arrancar os cabelos (tricotilomania) só se perpetua por ter se transformado em “remédio” para a ansiedade que acompanha aquela pessoa em determinadas situações.

As compulsões bem como as questões das dependências representam tentativa de diminuir os níveis de ansiedade por meio da obtenção do prazer imediato.

Vale ressaltar que em determinadas situações o problema não é encarado como negativo, pois geralmente os compulsivos são pessoas perfeccionistas, severas e rígidas. Perante os colegas, no entanto, parecem criativas e dinâmicas.  E, exatamente por este motivo se destacam e são líderes em seu meio. Possuem enorme poder de persuasão e processam informações com uma rapidez invejável.

Existem compulsões mentais como repetir palavras, frases, números, orações; fazer contagens ou listas; marcar datas, etc.

O paciente executa geralmente os rituais, em resposta a obsessões, com a finalidade de reduzir o desconforto ou apreensão que as acompanha, ou para prevenir desastres que imagina que possam ocorrer, ou mesmo em virtude de regras auto impostas, que devem ser seguidas rigidamente.

Estes rituais geralmente não possuem conexão realista direta com o que desejam prevenir ou neutralizar e são claramente excessivos.

Alguns tipos de compulsão

Existem ainda muitos comportamentos compulsivos como, por exemplo:

  • Compra Compulsiva – Oniomania – É caracterizada por atos excessivos, incontroláveis, repetitivos e irresistíveis em comprar, seja diante de um apelo, um evento ou sentimentos negativos, que resultam em prejuízos significativos no funcionamento social, familiar e financeiro;

  • Tricotilomania – Ato de arrancar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer, acarretando uma perda perceptível em diferentes locais do couro cabeludo;

  • Jogo Patológico – Para a Organização Mundial da Saúde o Jogo Patológico passou a ser reconhecido como doença somente a partir de 1992 e, por definição, em linhas gerais, se caracteriza pela incapacidade da pessoa em controlar o hábito de jogar, a despeito de todos inconvenientes que isso possa estar proporcionando, tais como problemas financeiros, familiares, profissionais, etc.;

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC – É um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos incontroláveis indesejáveis e repetitivos, assim como comportamentos ritualizados que se sente compelido a executar. Se você tem TOC, provavelmente reconhece que os seus pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos são irracionais, mas, mesmo assim, você se sente incapaz de lhes resistir e consequentemente de se libertar deles.

  • Transtorno Dismórfico Muscular – Vigorexia – É um distúrbio já classificado como uma das manifestações do espectro do transtorno obsessivo-compulsivo. Em certos aspectos, vigorexia e anorexia nervosa são desordens semelhantes, na medida em que interferem na visão desvirtuada que os portadores têm do próprio corpo. Diante do espelho, anoréxicos esquálidos e desnutridos se enxergam obesos, e os vigoréxicos se veem fracos, magrinhos, franzinos, apesar de fortes e muito musculosos. A autoimagem distorcida leva os portadores de vigorexia à prática exagerada de exercícios físicos, em busca do corpo perfeito de acordo com os padrões de beleza impostos pelos valores da sociedade contemporânea;

  • Bulimia – Ingestão compulsiva de alimentos, em geral seguida de indução do vômito ou uso abusivo de laxantes;

  • Anorexia – É um transtorno alimentar caracterizado por uma busca obsessiva pela perda de peso corporal. Nessa condição, apesar de estar visivelmente magra, a pessoa se enxerga gorda e, com medo de ganhar peso, limita a ingestão alimentar a níveis mínimos ou usa métodos para aumentar ainda mais a perda de peso.

Tratamento para compulsão

A maioria das compulsões é tratável, quer seja com psicoterapia, com medicamentos, ou em determinados casos, com uma combinação de ambas as abordagens terapêuticas.

Copyright ©  2017 - 2019 Todos os direitos reservados

Marcy Edith Krausz Harrouche

bottom of page